Conheça os benefícios da Quinoa

 

A quinoa (Chenopodium quinoa) é um pseudocereal cultivado em diversas partes do mundo, principalmente nas regiões andinas, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Chile, além de ser largamente difundido na América do Sul em função do seu teor nutricional e da sua ampla gama de aplicação na culinária.

 

As sementes de quinoa contêm aproximadamente 12% de proteína, com equilíbrio na quantidade e qualidade dos aminoácidos presentes em sua composição. E, por isso, esse pseudocereal tem ganhado notoriedade para a suplementação da alimentação em virtude do seu alto teor proteico.Apresenta maior quantidade de minerais e vitaminas do complexo B do que outros cereais, como a aveia, arroz e milho.

 

Também, contém flavonoides e ácidos fenólicos, sendo que os derivados desses últimos compostos possuem ações antimicrobiana, auxiliando o sistema de defesa, e antioxidante, promovendo redução na quantidade de radicais livres e, consequentemente, melhora na integridade celular. Por sua vez, os polifenóis se destacam por suas propriedades protetoras contra doenças cardiovasculares.

 

Seu conteúdo de fibras alimentares, em torno de 8,9%, pode auxiliar na saúde intestinal, bem como na redução dos níveis de colesterol e no controle da glicemia. Vale salientar que a quinoa, por não possuir glúten, também, pode ser consumida por pessoas sensíveis ao glúten ou por celíacos. Sua utilização pode se dar no preparo de pães, sopas, tortas, biscoitos, massas, saladas e até de bebidas.

 

Esse pseudocereal pode ser encontrado na forma de flocos, farinha ou grãos. Todavia, quando em grãos, orienta-se lavá-los para a retirada das saponinas, substâncias que ficam na camada externa da semente e que dão sabor amargo e têm efeitos antinutricionais.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Textos Recentes
Please reload